Pesquisa personalizada

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Macete Jurídico: Diferença entre Plebiscito e Referendo.


MACETE JURÍDICO
DIFERENÇA ENTRE PLEBISCITO E REFERENDO
Conforme site do TSE – Tribunal Superior Eleitoral o “plebiscito e referendo são consultas ao povo para decidir sobre matéria de relevância para a nação em questões de natureza constitucional, legislativa ou administrativa. A principal distinção entre eles é a de que o plebiscito é convocado previamente à criação do ato legislativo ou administrativo que trate do assunto em pauta, e o referendo é convocado posteriormente, cabendo ao povo ratificar ou rejeitar a proposta.” Acesso em: 17/10/2011. Disponível em: http://www.tse.gov.br/eleicoes/plebiscitos-e-referendos.

Para não esquecer a diferença, aí vai um Macete:

PLEbiscito = Lembre de PRÉbiscito = Vem Antes (PRÉ) da criação da norma.
REferendo =REjeita ou ratifica = Só pode rejeitar ou ratificar algo posterior, pois não é possível ratificar norma que sequer existe.


Assim fica fácil responder a questão abaixo:

Em relação ao plebiscito e referendo, pode-se afirmar:
a) O referendo é a forma de manifestação popular pela qual o eleitor aprova ou rejeita uma atitude governamental já manifestada. O plebiscito é a consulta popular prévia pela qual os cidadãos decidem e demonstram sua posição sobre determinadas questões.
b) O plebiscito e o referendo não são institutos da democracia popular, no qual os eleitores são aquinhoados a participação do processo de construção social.
c) O plebiscito é a forma de manifestação popular pela qual o eleitor aprova ou rejeita uma atitude governamental já manifestada. O referendo é a consulta popular prévia pela qual os cidadãos decidem e demonstram sua posição sobre determinadas questões.
d) Todas as alternativas estão incorretas.

Art. 14 CF/88: A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:
I - plebiscito;
II - referendo;

III - iniciativa popular. (...)”

2 comentários:

  1. Na educação de nossas escolas deveria a muito tempo ser inserido essa matéria para os alunos, o que é um referendo, um plebiscito, mas o objetivos de nossos políticos, é deixar nosso povo na ignorância referente o tema, por que isso é benéfico a eles.

    ResponderExcluir
  2. Pois bem não sei se é coisa minha, mas estou receoso em relação aos nossos políticos usarem os acontecimentos de iniciativo do povo e manipular com propostas inuteis que não alcanse os verdadeiros interesses dos cidadões barsileiros quesão entre eles: Corrupção política, falta de punições severas para políticos que são condenados, cassação de mandatos com maior resultados entre outras, só acho que tem coisas mais importantes referente a nossa política e como ela é feita, estamos cansados de ver tanta impunidade política e se já começamos a trabalhar a termos essa iniciativa não devemos deixá la ser manipuladas por falsas propostas, como por exemplo: questões sobre horário eleitoral gratuito dos partidos como propõe alteração das regras para a concessão do tempo de TV para a propaganda eleitoral, dessa forma o BRASIL não vai pra frente nunca enquanto o POVO quer coisas cerias eles querem verdadeiras BESTEIRAS.
    ****** NÃO VAMOS ACEITAR QUALQUER COISA *****

    ResponderExcluir